1 de dez. de 2007

- Não me fales sobre a vida

Não fales comigo sobre a vida.
Não me digas o que pensas saber
O que todos pensam saber
E o que todos querem saber.
(saber, o q é saber?)
Não fales comigo sobre o que está
Certo e errado
O que é correcto e reprovável
O deus que existe e nos vê
Que tudo pode e todos castiga.
Não fales comigo sobre sentimentos.
Não me digas que
tenho de me resignar à realidade
De que estes são meras reacções químicas
Do nosso cérebro,
Se é que este existe,
E se realidade existe de facto.
Não, não fales comigo
Sobre a razão de ser dos seres, e do ser
E do nada
E do tudo
E do que se pensa saber
E daqueles que pensam saber
O que apenas querem entender.
Não me fales em filosofia
Nem em matemática
Nem em todos os saberes construídos pela humanidade
Não me digas, por favor, que tenho de me cingir
A esta pobreza de espírito dos homens
Que é quererem saber tudo
Até aquilo que não se pode saber.
Não me digas que tenho que me cingir
E tenho que falar contigo
Sobre algo que acontece, ou que pensamos que acontece
Porque o vemos. Porque pensamos que o vivemos.
Não, por favor, não me lembres
Que vivemos n’algo que se chama realidade
Que temos regras e normas orientadoras
Em que tudo tenta e pode ser explicado
Em que até os sentimentos podem ser cientificamente provados.
Não me lembres, por favor, que até se eu tentar escrever algo
que tenta explicar o porquê de me sentir tão só no meio de tanta gente
igual a mim
seja apenas pelo motivo de mais tarde vir a ser analisado
um texto, um poema
palavras que deviam ser lidas e guardadas
e nunca entendidas.
Nunca.
Por isso não fales comigo sobre a vida.
Amanhã acordarei de novo e me rendirei de novo
À pobreza de espírito que criou aparências e corrompeu mentes
Como a minha, a tua, a deles.
Amanhã acordarei de novo e te direi:
Não fales comigo sobre a Vida, porque eu tenho de me cingir a ela.

C.S.
(30-10-2007)

~the girl with no name~

8 comentários:

Daniel disse...

Não te falerei sobre este texto.
Simplesmente vou lê-lo mais algumas vezes por ter gostado.

Bom fim de semana nesta ou noutra realidade

Rosa disse...

Lembro-me de ler isto em voz alta, sentadas na fonte das amoreiras... xD

bjs**

Anônimo disse...

Temos q conversar moçoila :P não é 'afastado' que estou, sabes bem que as actividades que eu tenho à noite e o tempo que me consome a faculdade... (leia-se actividades à noite como coisas que envolvem responsabilidades, e não essas badalhoquices que as vossas mentes já aí estão a imaginar! Essas faço-as de dia.. xD lol)

Mas há sempre espaço para os amigos, e tu és especial. Temos de nos encontrar, cafézar uma beca sua gajaa fixolas!

Quanto ao texto, queres melhor prova como escreves muitaaaaa bem do que este poema??? :D

Gosto-lhe pá!
Bjo

Coisas&Letras disse...

Transpor a realidade não é fácil... mas quando conseguem transportar-nos em historiazinhas... simples... que nos fazem viajar por lugares desconhecidos e lá gostavamos de não sair... ai... é tão bom! E no fundo é só deixar de controlar tudo o que nos sai da boca para fora e permitir uma palavrinha a nossa pele... as nossas vontades e aos sentires que nem sabiamos que os tinhamos.

Só uma relação com uma porçãozinha de magia (em qualquer tipo de relação) permite este convite para viajar...

não falarei mais da minha realidade nem o que o meu cerebro cuidadosamente organiza porque isso não interessa para nada...

Depois deste texto vaguearei pela minha ficção e farei um pause ao real... já precisava...

Beijo grande:
C&L :)

Å®t Øf £övë disse...

Por vezes a vida é demasiado cruel. Dai o melhor mesmo será não falar, nem tentar obter respostas e explicações para tudo, mas se possível vivê-la muito mais com o coração do que com a cabeça.
Bjs.

Mia disse...

Olá Coisa mais Linda.
Continuas em pleno.
Parabéns

B! disse...

Simplesmente lindo!

Anônimo disse...

lindo