17 de mai. de 2007

-Adeus.

Adeus

Já gastámos as palavras pela rua, meu amor,
E o que nos ficou não chega para afastar o frio de quatro paredes. Gastámos tudo menos o silêncio.
Gastámos os olhos com o sal das lágrimas,
Gastámos as mão à força de as apertarmos,
Gastámos o relógio e as pedras das esquinas em esperas inúteis.
Meto as mãos nas algibeiras e não encontro nada.
Antigamente tínhamos tanto para dar um ao outro!
Era como se todas as coisas fossem minhas: quanto mais te dava mais tinha para te dar.
Às vezes tu dizias: os teus olhos são peixes verdes! e eu acreditava. Acreditava, porque ao teu lado todas as coisas eram possíveis.
Mas isso era no tempo dos segredos, no tempo em que o teu corpo era um aquário, no tempo em que os meus olhos eram realmente peixes verdes.
Hoje são apenas os meus olhos. É pouco, mas é verdade, uns olhos como todos os outros.
Já gastámos as palavras.
Quando agora digo: meu amor...,
Já se não passa absolutamente nada.
E no entanto, antes das palavras gastas,
Tenho a certeza de que todas as coisas estremeciam só de murmurar o teu nome no silêncio do meu coração.
Não temos já nada para dar.
Dentro de ti não há nada que me peça água.
O passado é inútil como um trapo.
E já te disse: as palavras estão gastas.
Adeus.

Eugénio de Andrade ( Aquele Grande Poeta...=P )

Eis O Poema (sim, O Poema, não apenas Um Poema) que, juntamente com uns que uma amiga minha escrevia também, mas especialmente este, me impulsionou para a Poesia. Posso não ter grande jeito,mas quando faço algum lembro-me sempre deste e baseio-me nele. É simplesmente o Poema mais Lindo que já li até hoje, sei-o de cor de tanto o ler... =') Love Love Love !! =D

E claro que não podia deixar de o pôr aqui....=D

LC@

11 comentários:

Anônimo disse...

Ora cá está um comentário "catita c montes d elogios pa tu fikares contente"... :P

Ora eu vou pa Braga, portantos: adeus! :P mas acredita q volto!!! lolada

n tou com mta cabeça pa comentários. dizer-t apenas q és uma miuda (eu sei q n gostas... :P) linda, e q isso se releva nestes pequenos posts onde te mostras e mostras os teus gostos... :)

Beijo grnad, princesa.. :D

****

Nélia M. Pereira disse...

Caro(a)s Bloggers,


A NEGRA TINTA EDITORIAL tem o grato prazer de lançar a obra “CÂMARA ESCURA (revelação), do poeta Joaquim Amândio Santos, com prefácio de António Lobo Xavier.

Sendo esta obra mais um trabalho nascido de um escritor cuja carreira foi lançada na blogosfera, a exemplo das edições previstas e possíveis no futuro próximo desta editora, será importante contarmos com a honra da presença de bloggers nas diversas acções de lançamento da obra.

Nesse sentido, solicitávamos indicação de morada ou preferência por receber o convite por mail para negratinta@gmail.com, bem como qual dos eventos escolhem para nos honrar com a sua presença.

Lançamento e Apresentações:

31 de Maio Funchal
8 de Junho Penafiel
14 de Junho FNAC Norteshopping, Porto
28 de Junho FNAC Chiado, Lisboa
5 de Julho FNAC Coimbra


Aproveitámos ainda para solicitar que qualquer manuscrito que entendam colocar à consideração desta editora para possível publicação, seja enviado por este mail, ao meu cuidado, estando previsto editarmos até 4 obras, nascidas na blogosfera, até Março de 2008.

Saudações Literárias,

Nélia Maria Pereira
Edições e Comunicação
NEGRA TINTA EDITORIAL

Anônimo disse...

Ja vi que no que toca a poesia temos gostos muito parecidos. Analisei esse poema a cerca de um mês na aula de Português e posso dizer que o adorei!!

beijinho

José Faria disse...

Ora cá está de novo quele que foi meu Chefe nos Serviços Médicos Sociais, hoje Sub-Região de Saúde do Porto. O Inspector José Fontinhas.
Era assim Eugénio de Andrade profissionalmente!

Aprendi e me inspirei com o Chefe Inspector.

E continuam a vir à tona muitos dos seus ensinamentos, do trato e do diálogo profissional!

Beijos "coisa" mais Linda!

da Maia

Mia disse...

Filhota kida
Partilho contigo o gosto por esse grande poeta, que infelizmente nos deixou.
Foste feliz em lhe prestar esta homenagem, com esse belo poema.
Beijinhos da Mamy do Porto
Mia

Mochilinha disse...

Nunca se irão gastar as palavras de amor, renovam-se constantemente, assim é a capacidade de amar.
Beijo.
Mochilinha

Bu disse...

um dos melhores de sempre...

o alquimista disse...

Os teus pés são navegantes na espuma, o teu cabelo dança em descuidada ironia, suave viagem de ondulante onda em tua boca, duas sílabas sopradas em mágica melodia…

Bom domingo

Doce beijo

Anônimo disse...

participa no nosso cantinho www.luso-poemas.net

coloca lá a tua excelente poesia:)
beijinhossss

Américo Ribeiro disse...

Lindo, não o conhecia, já li coisas de Eugénio de Andrade, são notáveis.
Uma das primeiras coisas que li e me marcou foi:

O poeta é um fingidor
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

Outro foi "Lágrima de preta" de António Gediom (Rómulo de Carvalho)
o simples é belo
beijinhos

Damp disse...

Não conhecia este poema mas está brutal!!! Está qualquer coisa do outro mundo! Identifico-me muito com o que é relatado no poema!!!
Está demais!
Beijos